Não.

Alterar este produto de seu padrão fábrica infringirá diretamente na garantia do mesmo. E também há riscos envolvidos dependendo de como é feita essa alteração ou inclusão de dispositivos dentro da String Box

Por isso é bom entender qual a principal função deste produto de extrema importância em seu sistema fotovoltaico.

String, assim como já sabemos, é o nome dado a um conjunto de módulos fotovoltaicos conectados em série. Sendo assim, a STRING BOX é uma "caixa" ou quadro elétrico que reúne estas strings de modo a conecta-las aos dispositivos de proteção e seccionamento.

Estes dispositivos são: DPS Classe II (Dispositivo de proteção contra surtos) Seccionadora (chave para abertura e fechamento de um determinado circuito elétrico) e os conhecidos fusíveis (que trataremos em outro artigo qual a utilidade e quando devemos usa-los em sistemas fotovoltaicos).

Ou seja, alterar a composição deste produto altera diretamente sua aplicação e identificação.

Mas oque a norma diz? A NBR 5410 - INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO nos deixa o seguinte:

4.2.5.7 Quando a instalação comportar mais de uma alimentação (rede pública, geração local, etc.), a distribuição associada especificamente a cada uma delas deve ser disposta separadamente e de forma claramente diferenciada das demais. Em particular, não se admite que componentes vinculados especificamente a uma determinada alimentação compartilhem, com elementos de outra alimentação, quadros de distribuição e linhas, incluindo as caixas dessas linhas, salvo as seguintes exceções:

a) circuitos de sinalização e comando, no interior de quadros;
b) conjuntos de manobra especialmente projetados para efetuar o intercâmbio das fontes de alimentação;
c) linhas abertas e nas quais os condutores de uma e de outra alimentação sejam adequadamente identificados.